Criado em 2020, o Amabile – Arquivo da Memória Artística Brasileira é uma plataforma digital de documentação, se fins lucrativos, voltada à preservação digital e à exposição de acervos culturais da memória artística brasileira. Está orientado à salvaguarda de fontes de pesquisa de insubstituível valor cultural que possa subsidiar a produção de conhecimento público
O Amabile organiza, exibe e franqueia acesso gratuito a acervos que tangenciem a produção artística brasileira em suas diferentes expressões e modalidades: musical, literária, visual, teatral, performática etc.; popular, erudita, folclórica etc.; amadora, profissional etc. Assim, busca apoiar a produção de conhecimento nas Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, contribuindo para investigações em nível de graduação e pós-graduação, bem como para demais trabalhos de pesquisa e produção cultural voltados à sociedade.
Os acervos do Amabile possuem dois tipos de origem: documentos doados diretamente ao projeto; documentos produzidos e acumulados por pesquisadores vinculados ao projeto, no exercício de suas atividades profissionais e acadêmicas.
Os materiais organizam-se como acervos pessoais (compostos por documentos pertinentes a artistas com trajetórias relevantes e significativas para a produção artística no Brasil, respeitada a identidade e integridade dos fundos documentais que os compõem); ou como acervos temáticos (reunidos deliberadamente ao longo do tempo, em torno de uma temática específica, atendendo ao interesse do Amabile).
Após a doação, os acervos, em sua fisicalidade, são custodiados temporariamente ao arquivo, para que sejam digitalizados em alta resolução (por meio de fotografia ou escaneamento), organizados e descritos por membros fixos ou temporários da equipe, a fim de permitir seu armazenamento e publicização como objetos digitais. Em seguida, as matrizes físicas são devolvidas ao doador. Os acervos podem incluir itens dos gêneros textual, iconográfico, sonoro, audiovisual, cartográfico e informático, entre outros, considerados relevantes para a documentação e o estudo da produção artística brasileira nos séculos XX e XXI.
No processo de tratamento dos acervos, desenvolvem-se ações participativas capazes de fomentar uma aproximação maior entre artistas, instituições de memória e públicos, e de reconhecer o papel dos criadores – individualmente ou organizados em coletivos – no desenvolvimento das artes no Brasil e na preservação de sua memória.
Metas e compromissos do Arquivo
- Constituir uma plataforma digital de excelência na apresentação pública de acervos arquivísticos voltados à memória artística brasileira, em meio digital;
- Receber, digitalizar, organizar e expor fundos documentais de pessoas, movimentos e instituições, organizados em acervos de interesse;
- Realizar entrevistas de história oral, atuando ativamente na constituição de documentos;
- Constituir novos acervos nas áreas de interesse do arquivo;
- Servir a todos os pesquisadores e interessados na memória artística brasileira, abrindo-se às demandas da comunidade interessada.